LPO x Powerlifting: diferenças
- Giulia Carvalho
- 14 de mai. de 2019
- 1 min de leitura

O levantamendo de peso olímpico (LPO) é composto por dois movimentos, o snatch (arranco) e o clean and jerk (arremesso). Ambos são movimentos que levam a barra do chão até acima da cabeça sendo que no primeiro deles isso acontece em apenas um tempo enquanto no segundo há uma pausa nos ombros do atleta, além deles é comum que os atletas pratiquem uma série de movimentos auxiliares.
Já o powerlifting é composto por três movimentos: supino, terra e agachamento. Nos treinos há também diversas variações desses movimentos, como supinos com pegada fechada, paralímpico, terras em deficit e agachamentos frontais, agachamento no box, agachamento com pausa e movimentos auxiliares também.

A diferença fundamental entre as duas modalidades está na sua principal capacidade física exigida, no powerlifting é a força, enquanto no levantamento olímpico (LPO) a principal exigência é a potência. Traduzindo, enquanto no powerlifting o mais importante é a quantidade máxima de força gerada pelo atleta, no levantamento olímpico é fundamental que a força seja aplicada rapidamente mesmo que ela não seja tão grande quanto a do powerlifter. Apesar disso, as duas características não são excludentes. Ambos os atletas realizam algum tipo de treinamento para explosão assim como para tornar seus membros mais fortes.
Giulia Carvalho
Comments