top of page

Creatina: o que você precisa saber

  • Foto do escritor: Giulia Carvalho
    Giulia Carvalho
  • 26 de jun. de 2019
  • 1 min de leitura



O que é?

É um composto de aminoácido, encontrado principalmente na carne vermelha. Porém via alimentação sua concentração é baixa sendo a suplementação necessária para experimentar seus efeitos.


Pra que serve?

A creatina está envolvida nos processos de síntese e ressíntese do ATP (primeira fonte de energia que o organismo utiliza durante o exercício). A creatina também é muito conhecida por auxiliar na recuperação da musculatura ao reduzir a fadiga, possibilitando aumentar a intensidade do treino favorecendo a hipertrofia muscular.


Efeitos?

Combate a fadiga melhorando a performance e a força. Inibe a miostatina que é um fator que limita o crescimento muscular. Além disso melhora a cognição e funções cerebrais.


Como tomar?

Todos os dias, uso contínuo pelo efeito ser crônico. Mesmo em dias sem treino.

Melhor absorção da creatina ao acordar em jejum ou após o treino, em conjunto com algum tipo de carboidrato. Acelera e melhora a incorporação da creatina é o consumo com algum tipo de carboidrato pela insulina liberada.

A dose varia mas 5 gramas é eficiente para manutenção.

A saturação não tem necessidade (salvo alguns casos), seu efeito é crônico e depende dos estoques de creatina. Não precisa ciclar ou fazer pausa.


Retenção?

Sua retenção é intramuscular (dentro da célula), que não fornece aspecto de ''retido''.


Um dos suplementos com maior segurança para pessoas saudáveis. É um suplemento modificador de função. O seu uso vai além de atletas, é usado também como coadjuvante no tratamento de sarcopenia em idosos, apresentou melhora na síndrome metabólica em pacientes obesos e até mesmo para melhora da cognição, ou seja, sua aplicabilidade é bem ampla.

Comments


bottom of page